Em audiência realizada ontem na CE (Comissão de Educação, Cultura e Esporte) do Senado, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica ), anunciou oficialmente que irá examinar os contratos da Rede Globo com os clubes de futebol pelos direitos de TV para o Brasileirão.
Segundo o presidente do Cade, Fernando Furlan, a entidade irá investigar se a Globo fere a livre concorrência no contrato unilateral firmado com os clubes pelo triênio pela transmissão do Brasileirão, a contar a partir de 2012, informa a Agência Senado.
Evandro Guimarães, vice-presidente da Globo, afirma que na negociação individual os clubes optaram pela continuidade de uma parceria antiga e bem-sucedida com a emissora. Essa relação, no entendimento do executivo, ajudou o futebol brasileiro a crescer.
Para Guimarães, os clubes escolheram a Globo por conta de sua cobertura nacional, uma vez que a Rede conta com 3.305 retransmissoras espalhadas pelo País. Os contratos com os clubes, segundo ele, serão enviados ao Cade conforme requisitado.
No entanto, para o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, a iniciativa da Globo em negociar separadamente deixou a entidade “pendurada no pincel, sem escada.”
O superintendente de operações da RedeTV!, Kalled Edjail Adib, disse que a Globo esperou a abertura da licitação, da qual se ausentou, para então iniciar a negociação individual com os clubes.
No processo de licitação aberto pelo Clube dos 13, a RedeTV! foi a única concorrente, e levou os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro por mais de R$ 1,5 bilhão.

Diario de Grande ABC.