Google e Apple coletam informações sobre a localização de usuários de Android e iPhone, diz jornal

pub3

Nexus S, com Android
iPhones e smartphones Android estão enviando dados sobre a localização de seus usuários para Apple e Google, afirmou reportagem do "Wall Street Journal" . A matéria avança sobre a descoberta de dois pesquisadores , de que o iPhone armazena esses dados, e revela que a Google também viola a privacidade dos usuários do seus produtos.
Segundo o "Journal", a intenção das duas empresas é usar as informações para criar um banco de dados que lhes dê vantagem no mercado crescente de serviços baseados em localização - que, de acordo com a consultoria Gartner, já movimenta US$ 2,9 bilhões e atingirá US$ 8,3 bilhões em 2014.
A reportagem citou pesquisa do analista de segurança Samy Kamkar, segundo a qual um aparelho HTC com sistema Android testado por ele coletou e enviou diversas vezes por hora dados sobre a sua localização e o ID do smartphone para a Google.
O celular também enviou aos servidores da empresa de Mountain View o nome, a localização e a força de redes Wi-Fi próximas - violação que já havia sido praticada pela Google quando fotografou as ruas para o serviço StreetView, que, pior ainda, também coletava endereços de e-mail e até senhas das pessoas.
Já a Apple recebe a cada 12 horas dos iPhones informações coletadas sobre a localização dos aparelhos, inclusive coordenadas de GPS. A própria Apple admitiu isso em carta enviada a dois deputados federais americanos no ano passado.
iPhone
Na quarta-feira, dois pesquisadores britânicos apresentaram sua descoberta de que iPhones, iPads e iPods touch armazenavam em um arquivo com todas as coordenadas geográficas de onde os usuários estiveram e quando isso aconteceu. Mas eles não conseguiram provar que a Apple acessava essas informações e não conseguiram encontrar nada parecido em aparelhos Android.
Nem Apple nem Google comentaram a reportagem.
A matéria do "Wall Street Journal" é mais uma da série "What They Know", que já publicou diversos artigos sobre a violação de privacidade promovida por empresas de tecnologia. Entre eles, o que provou que aplicativos para iPhone e Android estavam coletando ilegalmente informações pessoais dos usuários, como localização, ID, idade, sexo etc. A novidade agora é que as próprias empresas Apple e Google - e não apenas as desenvolvedoras de aplicativos - estão praticando a violação de privacidade.

COMENTE SOBRE ISSO

Gostou da notícia então divulgue-a

Disqus Shortname

Comments system

pub7

Pub8

pub9