A TIM ultrapassou a Claro no mês passado, para tornar-se a segunda maior
operadora de telefonia celular do País. A participação da empresa chegou a
25,78%, comparada a 25,51% da concorrente. A diferença entre as duas companhias
ficou em 609 mil clientes, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel). A Vivo manteve-se em primeiro lugar, com 29,58%, e a Oi, em quarto,
com 18,85%.
A Claro divulgou um comunicado, comentando a perda da vice-liderança: "A Claro
continuará competitiva e agressiva nas suas promoções e acha muito importante a
posição no market share. No entanto, acima disso entende que a tarefa
prioritária é manter a qualidade de rede e de seus serviços. São os dois
fundamentos que garantem um crescimento sustentável".
Com a mudança no ranking, a TIM retoma a posição que manteve até setembro de
2008, quando perdeu o segundo lugar para a concorrente Claro. "Em receita,
estamos em segundo lugar há muito tempo", disse Lorenzo Lindner, diretor
comercial da TIM Brasil.
O crescimento é resultado da agressividade de planos como Liberty e Infinity,
que também fizeram com que a empresa se tornasse a primeira em longa distância,
com uma participação de cerca de 40%. "Mudamos o conceito de comunidade,
permitindo que nossos clientes pudessem ligar para todo o Brasil", disse Lindner.
Os planos da empresa igualaram os preços da longa distância nacional às chamadas
locais.
Estratégia
Esse movimento fez com que a base de clientes da operadora falasse mais. O total
médio de minutos por mês dos clientes da TIM passou de 73 para 125 em dois anos,
segundo o diretor da companhia. "Levando-se em conta o aumento da base, nosso
tráfego mais do que dobrou no período", destacou Lindner.
Para o executivo, o crescimento da empresa reflete a migração do cliente de
telefonia fixa para a telefonia móvel. "As outras três grandes operadoras
(Telefônica, Claro e Oi) não têm motivos para estimular a migração, já que são
integradas", disse Lindner. "Nós não temos nada a perder".
Qualidade
A resposta da Claro trouxe implícita uma crítica à qualidade dos serviços da
TIM. Com o crescimento acelerado, viu as reclamações dispararem. No segundo
trimestre, a central de atendimento da Anatel recebeu 0,429 reclamação por mil
assinantes contra a TIM. A empresa foi a mais reclamada na agência. A Oi, que
ficou em segundo lugar, teve 0,359 reclamação, e a Claro, a terceira, 0,314. O
diretor da TIM, no entanto, afirmou que a empresa tem investido em qualidade.
Por Antonio Milena |
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