IBOPE X NIELSEN: Nielsen propõe R$ 54 milhões/ano para medir audiência e Globo nem aparece para ouvir proposta

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Quatro redes de TV – SBT, Record, Bandeirantes e RedeTV! – estavam representadas na reunião em que executivos do instituto Nielsen apresentaram seus planos para entrar no mercado brasileiro de pesquisa de audiência de TV, onde o Ibope reina sozinho. A Globo não compareceu. Mandou informar que está satisfeita com os serviços prestados pelo Ibope. Em linhas gerais, a Nielsen prometeu atender às necessidades do mercado local no que diz respeito à medição de audiência minuto a minuto, serviço não muito comum para o instituto em outros países.
Os planos para mensurar a audiência qualitativa impressionaram os presentes, mas a conta prevista para o investimento inicial também foi apresentada: R$ 54 milhões por ano, montante que seria rateado entre os clientes – emissoras e mercado publicitário. O contrato proposto prevê sete anos de serviço, até para que o negócio não naufrague no meio do caminho, com a desistência de alguém.
Em 2004, Silvio Santos bancou sozinho a criação de um concorrente para o Ibope, o Datanexus, que, sem apoio do mercado, não durou um ano.
No pacote proposto, a Nielsen promete medir audiência em 14 praças, a começar por São Paulo, já em agosto de 2012 – o Ibope mede hoje 10 praças. Para cumprir o prazo, o instituto pediu aos executivos locais que lhes dêem uma resposta até 15 de dezembro. O funcionamento de um novo instituto de pesquisa de audiência aqui, no entanto, depende exclusivamente das agências publicitárias. Se essas não aderirem ao pagamento de um novo serviço além do Ibope, não há sentido em aferir outros números.
Fonte: Sem Intervalo – Estado de S. Paulo

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