Rede Globo recebe Leão de Bronze em Cannes por aplicativo do Medida Certa

pub3

Nesta terça-feira, dia 19, a Rede Globo foi premiada no Festival Internacional de Criatividade de Cannes com um Leão de Bronze por seu aplicativo desenvolvido para o ‘Medida Certa’, quadro de grande sucesso exibido pelo ‘Fantástico’ em 2011. O festival é o principal evento da comunicação mundial que reconhece os melhores trabalhos publicitários em 15 categorias. O aplicativo do ‘Medida Certa’ recebeu um Leão de Bronze na nova categoria “Mobile – Entretenimento, Estilo de Vida e Lazer”, onde disputava com concorrentes da Suécia, Alemanha e da Inglaterra.
A categoria Mobile premia os trabalhos mais criativos desenvolvidos para aparelhos de celular ou para internet móvel. Os critérios se basearam na criatividade da idéia, na execução (usabilidade, experiência para o usuário, arte e design), relevância para a plataforma móvel e os resultados (índice de engajamento do usuário e outros indicadores quantificáveis).
O aplicativo Medida Certa transpôs um grande sucesso da Rede Globo para uma experiência interativa no celular. Exibido pelo ‘Fantástico’ em 13 episódios, o reality ‘Medida Certa’ deu aos apresentadores Renata Ceribelli e Zeca Camargo 90 dias para entrar em forma de maneira saudável, com foco em atividades físicas e reeducação alimentar. A repercussão foi tão grande que o quadro ganhou as ruas em concorridas caminhadas por 10 capitais estaduais e até virou livro. Com o público mobilizado em torno da causa, o desafio era oferecer uma experiência mais pessoal a cada um que procurava a sua própria Medida Certa.
O aplicativo Medida Certa permite que cada usuário passe exatamente pela mesma experiência vivida pelos apresentadores. Ele oferece as ferramentas necessárias para que cada um reprograme seu próprio corpo em 90 dias. A partir dos dados e do perfil de cada usuário, o aplicativo programa um roteiro personalizado de atividades físicas para cumprir o objetivo determinado. Gráficos e ferramentas permitem que ele acompanhe o seu desenvolvimento. O aplicativo oferece calculadoras para índices de massa corporal, gordura e gasto calórico; notificações para que se alimente em intervalos regulares; contador de passos; receitas saudáveis; dicas de compras inteligentes no supermercado; lista de músicas para ouvir enquanto se exercita. Quem enfrenta dificuldades para cumprir as metas pode gravar um desabafo em vídeo e di vidir sua experiência com mais usuários nas redes sociais. Tudo isso, antes exibido na TV, agora cabe dentro do bolso, no celular.
Assim como na TV, o aplicativo – que é gratuito – mobilizou os brasileiros. Foram 320 mil downloads em apenas cinco meses, tornando o Medida Certa um dos maiores sucessos das lojas virtuais no país.
Ficha Técnica
Projeto: Diretoria de Desenvolvimento de Novas Mídias Jornalísticas
Desenvolvimento: Ponto Mobi
Realização: Direção Geral de Jornalismo e Esporte.

Disqus Shortname

Comments system

pub7

Pub8

pub9