Nesta terça-feira, dia 19, a Rede Globo
foi premiada no Festival Internacional de Criatividade de Cannes com um
Leão de Bronze por seu aplicativo desenvolvido para o ‘Medida Certa’,
quadro de grande sucesso exibido pelo ‘Fantástico’ em 2011. O festival é
o principal evento da comunicação mundial que reconhece os melhores
trabalhos publicitários em 15 categorias. O aplicativo do ‘Medida Certa’
recebeu um Leão de Bronze na nova categoria “Mobile – Entretenimento,
Estilo de Vida e Lazer”, onde disputava com concorrentes da Suécia,
Alemanha e da Inglaterra.
A categoria Mobile premia os trabalhos
mais criativos desenvolvidos para aparelhos de celular ou para internet
móvel. Os critérios se basearam na criatividade da idéia, na execução
(usabilidade, experiência para o usuário, arte e design), relevância
para a plataforma móvel e os resultados (índice de engajamento do
usuário e outros indicadores quantificáveis).
O aplicativo Medida Certa transpôs um
grande sucesso da Rede Globo para uma experiência interativa no celular.
Exibido pelo ‘Fantástico’ em 13 episódios, o reality ‘Medida Certa’ deu
aos apresentadores Renata Ceribelli e Zeca Camargo 90 dias para entrar
em forma de maneira saudável, com foco em atividades físicas e
reeducação alimentar. A repercussão foi tão grande que o quadro ganhou
as ruas em concorridas caminhadas por 10 capitais estaduais e até virou
livro. Com o público mobilizado em torno da causa, o desafio era
oferecer uma experiência mais pessoal a cada um que procurava a sua
própria Medida Certa.
O aplicativo Medida Certa permite que
cada usuário passe exatamente pela mesma experiência vivida pelos
apresentadores. Ele oferece as ferramentas necessárias para que cada um
reprograme seu próprio corpo em 90 dias. A partir dos dados e do perfil
de cada usuário, o aplicativo programa um roteiro personalizado de
atividades físicas para cumprir o objetivo determinado. Gráficos e
ferramentas permitem que ele acompanhe o seu desenvolvimento. O
aplicativo oferece calculadoras para índices de massa corporal, gordura e
gasto calórico; notificações para que se alimente em intervalos
regulares; contador de passos; receitas saudáveis; dicas de compras
inteligentes no supermercado; lista de músicas para ouvir enquanto se
exercita. Quem enfrenta dificuldades para cumprir as metas pode gravar
um desabafo em vídeo e di vidir sua experiência com mais usuários nas
redes sociais. Tudo isso, antes exibido na TV, agora cabe dentro do
bolso, no celular.
Assim como na TV, o aplicativo – que é
gratuito – mobilizou os brasileiros. Foram 320 mil downloads em apenas
cinco meses, tornando o Medida Certa um dos maiores sucessos das lojas
virtuais no país.
Ficha Técnica
Projeto: Diretoria de Desenvolvimento de Novas Mídias Jornalísticas
Desenvolvimento: Ponto Mobi
Realização: Direção Geral de Jornalismo e Esporte.
Projeto: Diretoria de Desenvolvimento de Novas Mídias Jornalísticas
Desenvolvimento: Ponto Mobi
Realização: Direção Geral de Jornalismo e Esporte.