POLÊMICA NO TWITTER: Banda baiana Parangolé plagia banda Angra e vacalistas discutem. CONFIRA:

pub3


#Parangolixo é segundo assunto mais falado
Após a polêmica pelo twitter entre os músicos da banda Angra e o vocalista do Parangolé, Léo Santana, fomos atrás de ambos os lados para ouvir o que eles tinham a falar sobre o assunto em questão: E ai? Foi plágio, ou não?
Tudo começou depois que surgiram rumores na rede social de que o grupo baiano teria plagiado um riff da música "Nova Era", da banda de heavy metal. A confusão foi tanta, que até os fãs do grupo surgido em São Paulo ficaram chateados e criaram a hastag #Parangolixo, fazendo com que o assunto fosse o segundo mais comentado do twitter no Brasil.
Kiko Loureiro, um dos músicos da banda Angra, conversou com exclusividade com o Correio24Horas na tarde desta quarta-feira (20), contou como conheceu a música e revelou sua reação ao perceber que o Parangolé usava o mesmo riff de guitarra de sua autoria, sem a sua autorização.
Leo Santana e Kiko Loureiro trocaram farpas pelo twitter após acusação de plágio
Quando questionado como a música do Parangolé chegou aos seus ouvidos ele explicou: "Estava no twitter e vi o Felipe Andreoli (músico da banda), postando o link dessa música, a minha primeira sensação foi: - 'Que cara de pau! Roubaram a nossa música!'. O twitter tem esse carater mais tranquilo, de poder colocar nossos pensamentos, ai comentei sobre o assunto. Eu nem sabia que banda era aquela, não sabia se era famosa ou não, e para ser sincero nem ouvi a música toda".
Kiko ainda fez questão de frisar que o problema não foi ter sido o Parangolé a usar o seu riff, mas sim eles não terem pedido autorização. "Não temos problema nenhum que usem nossas músicas. Direto aparecem pessoas pedindo para usar nossas músicas em filmes e projetos de faculdade. Não temos nenhum problema de autorizar, mas eles usaram sem nem nos comunicar", contou o músico.
Outras bandas de estilos bem diferentes já fizeram versões de canções do Angra. "A Calcinha Preta, é uma banda de forró, e já gravou uma música nossa. Nossos fãs não gostam muito disso, mas nós ficamos felizes de ver nossa música extrapolando estilos", disse Kiko.
Confira trechos da 'briga' no Twitter:
Na JustiçaProcurado pelo Correio24Horas a assessoria da banda Parangolé apenas informou que a editora que cuida das músicas do grupo já havia entrado em contato com o Angra para resolver o impasse.
Já a assessoria do Angra, e o próprio Kiko Loureiro, afirmaram que nenhum contato foi feito até o momento. "Já temos uma advogada tomando conta do caso. Advogados adoram ver isso, ela já está a par da situação e deve fazer algo para resolver", revelou Kiko. O músico Léo Santana que trocou 'farpas' com os músicos do Angra, não quis se manifestar sobre o assunto.
O plágioA música que os músicos do Angra estão acusando o Parangolé de plágio, intitulada 'Azevixe', foi gravada pela banda há algum tempo, quando o vocalista ainda era Nenel e já não faz mais parte do repertório dos shows. De acordo com Kiko a música usa o mesmo riff de guitarra da música 'Nova Era' de sua banda.
Segundo o advogado especializado em casos de direitos autorais, Rodrigo Moraes, 'plágio' é a doutrina de atribuir a si próprio a obra de outra pessoa. "Quando se tratando de música é complicado identificar, pois não há na lei nada que determine quando uma música foi 'plagiada', nada que diga por exemplo: até sete compassos é considerado plágio", explicou o advogado.
Nesta ação, o Angra pode acusar o Parangolé por danos morais e materiais, mas de acordo com Rodrigo Moraes, a banda acusada pode contra-atacar alegando calúnia, caso seja provado que a música não é plágio.
OUÇA OS TRECHOS DAS MÚSICAS SUPOSTAMENTE PLAGIADAS:
 
Siga no twitter  @JCJeanCarlos

COMENTE SOBRE ISSO

Gostou da notícia então divulgue-a

Disqus Shortname

Comments system

pub7

Pub8

pub9