Eu sei, estive em minha cidade natal – Carpina, Pernambuco – logo depois do carnaval: em fevereiro, portanto… Mas fiquei apenas dois dias, e isso não bastou pra que matasse as saudades do Nordeste. Recebi um convite para ir ao São João lá em Campina Grande, na Paraíba, mas, ocupado como estava aqui em Portugal, não pude ir… Porém prometo que irei algum dia. Afinal, quando ainda era adolescente, minha primeira viagem “longa” foi justamente a João Pessoa, cidade que adoro, e da qual tenho recordações indeléveis, além de muitas amizades. Por exemplo, o poeta Políbio Alves, a quem não vejo há anos, mas de quem me lembro todos os dias.Por isso, estou pensando em voltar – a Carpina, ao Recife, a Campina Grande e a João Pessoa. Quando? Este ano ainda, eu prometo. Mas dessa vez, por favor, José de Mello, sem festas nem homenagens, na mais perfeita encolha; quero curtir tudo, e pra isso preciso de paz e anonimato, que esse negócio de ser famoso e andar cercado de seguranças não é comigo.
A passagem de Claudius e Diana, meus sobrinhos, aqui por Lisboa, só serviu para aumentar ainda mais as saudades da terra; da minha madrinha, dona Lourdinha Barreto, do meu irmão Agápito, da minha cunhada Cremilda, (cujos nomes sempre aparecem em minhas novelas)… E pra me dar ainda mais vontade de escrever de novo uma novela – oxente, my God! – daquelas bem nordestinas.
Postado no Blog Oficial de Aguinaldo Silva