Festa da Copa-2014 na África do Sul tem música, vídeo, piadas e gafes

pub3

A festa que lançou a logomarca da Copa-14 teve samba, bossa nova, piadas e gafes. O evento, em Johannesburgo, teve a presença da cúpula da Fifa e da CBF, de ex-atletas como Romário, Beckenbauer e Platini, prefeitos, ministros e governadores.
Mas as principais atrações foram o presidente Lula e Joseph Blatter, o mandatário da Fifa. Os dois mais Ricardo Teixeira e a comitiva do governo chegaram quando a festa já havia começado.
Eles se arrumavam em seus lugares enquanto o grupo Barbatuques se apresentava. O primeiro a discursar foi Teixeira, que fez média com o país anfitrião da Copa.
“É interessante constatar como o mundo se africanizou”, disse. “Mas, se saímos daqui mais africanos, o mundo deve se preparar para ser mais brasileiro em 2014.”
Depois, veio Blatter. Misturando inglês, espanhol e português, ele disse que “futebol é educação”, brincou com Lula e até ensaiou uns passinhos tímidos de samba.
“Devemos falar português porque o Brasil é a maior nação do futebol”, disse. “Até 2014 o senhor vai falar português fluentemente”, brincou a atriz Fernanda Lima, apresentadora do evento ao lado do marido, Rodrigo Hilbert.
Veio então o grupo Bossa Cuca Nova, que fez Blatter balançar e bater palmas na cadeira. A seguir, Lula subiu ao palco. Foi aplaudido ao dizer que as Copas de 2010 e 2014 são a realização de um esforço de João Havelange, presidente de honra da Fifa.
Depois, Lula brincou com Michel Platini, presidente da Uefa, e cometeu sua primeira gafe. “Você tirou o Brasil da Copa. Se meteu a marcar um gol de pênalti”, afirmou.
Platini marcou nas quartas da Copa de 1986 o gol de empate contra o Brasil (1 a 1), mas desperdiçou sua cobrança na decisão por pênaltis, vencida pelos franceses.
O presidente cometeu ainda outro erro ao falar de Beckenbauer. “Depois de mim e do Pelé, foi o melhor que vi jogar”, brincou. “Foi um dos jogadores que mais admirei pela garra. Lembro quando você jogou com o braço quebrado aquele Alemanha x Inglaterra na Copa de 1966.”
Só que o alemão jogou com o braço enfaixado a semifinal ante a Itália, em 1970.
A festa teve vídeo em que a modelo Gisele Bündchen, a cantora Ivete Sangalo, o designer Hans Donner, o arquiteto Oscar Niemeyer e o escritor Paulo Coelho falam sobre a Copa-14. No fim, houve show da cantora Vanessa da Mata.
Eduardo Arruda

COMENTE SOBRE ISSO

Gostou da notícia então divulgue-a

Disqus Shortname

Comments system

pub7

Pub8

pub9